segunda-feira, 26 de março de 2012

Conselhos de Hidratação


no seguimento do mega inquérito BinTTage sobre hidratação, aqui ficam alguns conselhos para aqueles que praticam BTT em condições de calor e humidade desfavoráveis, o que aumenta os riscos de desidratação.

durante a actividade física, os músculos produzem grande quantidade de calor, que deve ser eliminado para o ambiente através do suor e da respiração.
quando a perda de líquidos atinge um nível significativo, o suor e o fluxo sanguíneo para a pele diminuem e a temperatura interna do corpo torna-se elevada.
a quantidade de líquido perdida durante o exercício depende do tipo de atividade, da sua intensidade e da duração do esforço, mas é importante que os líquidos sejam repostos rapidamente e que a bebida seja de rápido esvaziamento gástrico, para não causar desconforto gastrointestinal.
a água é um bom líquido de reposição, mas em situações onde ocorre um grande gasto energético e transpiração excessiva, é necessário repor o nível de sais minerais contidos no suor.
neste caso, o líquido para a reposição deve conter electrólitos e carboidratos, como é o caso das bebidas isotónicas, que proporcionam uma fonte de energia de fácil utilização, promovem a termorregulação do organismo e aumentam a capacidade respiratória.
a alta taxa de absorção das bebidas isotónicas pelo organismo e a vantagem de reporem os sais minerais de forma apropriada contribuem para uma melhor hidratação.
devido a isso, e como não são bebidas gasosas, não ocorre a sensação de peso causada por outras bebidas
não se deve esperar ficar com sede, pois esta é um sinal tardio de que o corpo necessita de repor os líquidos perdidos.
não há receitas, pois cada pessoa reage de maneira diferente, mas deve ter-se em atenção o seguinte:
após o exercício, os atletas devem beber 500 ml por cada meio quilo perdido no peso corporal, evitando bebidas que contenham álcool ou cafeína; o melhor paladar das bebidas favorece a relação entre a quantidade ingerida e as perdas ocorridas assim, bebidas com bom sabor, adocicadas e geladas aumentam a ingestão voluntária das mesmas.

Sem comentários: