quarta-feira, 7 de março de 2012

Os BinTTage em Trás os Montes

os BinTTage fizeram este fim de semana o seu habitual "retiro" de btt.
(começou às 4 da manhã de 6ª feira... para o Daniel e Nuno Gomes que resolveram fazer a ligação Abrantes - Quinta das Lages de bike de btt, mas isso é uma história para outro post...)

sabendo da existência de uma ciclovia aproveitando a Linha do Corgo perpectivava-se a ligação da Quinta das Lages - Pedras Salgadas no sábado.
infelizmente, as condições meteorológicas não ajudaram e a chuva obrigou-nos a parar em Vila Real.
o Nuno Aparício e o João José ainda fizeram o regresso Vila Real/Régua, de bike, mas os restantes enfiaram-se dentro do carro de apoio...

foi pena, pois a ciclovia da Linha do Corgo pareceu-nos muito bonita, aproveitando uma linha de caminho-de-ferro desactivada, que unia Régua a Chaves.
a linha foi inaugurada em 1 de Abril de 1910, com a chegada do comboio a Vila Real, e concluída a 28 de Agosto de 1921, com a chegada a Chaves.

o primeiro caminho de ferro a utilizar este traçado foi uma linha de Carros Americanos, a tracção animal, que funcionou entre 26 de Novembro de 1875 e Setembro de 1876, unindo a Régua a Vila Real, num percurso de cerca de 26 quilómetros.

o troço até Vila Real foi aberto à exploração em 12 de Maio de 1906 e, nessa altura, considerava-se que o caminho de ferro apresentava boas promessas para o futuro e que, como afluente da Linha do Douro, iria aumentar consideravelmente o tráfego naquela ligação.


o grupo, para a habitual foto da partida...


à partida, o céu estava limpo...


primeira paragem em Serzedinho, para o café...


ainda não chovia e as subidas duras e o excesso de roupa, convidavam a despir...


com a Régua à vista, foi necessário dar ar à bike do Francisco e aproveitar para despir mais roupa...


à procura da entrada da ciclovia...


é aqui...


o início, na estação do Corgo...


para o outro lado ficava a Régua e a Linha do Douro...


rolava-se tranquilamente...


estação do Tanha...


uma ponte ferroviária...


por cima da ponte ferroviária, ficava uma viária...


a paisagem foi sempre deslumbrante...


o banquinho convidava ao descanso, mas nós nem parámos...


estação de Alvações...


estação da Povoação...


entre escarpas...


uma garganta (pouco) funda...


estação de Carrazedo...


o Nuno Gomes a andar (finalmente) numa boa bike...


enquanto pedíamos umas laranjas a uns agricultores locais, Daniel preparava-se para se voltar a vestir, pois já "pingava"...


e a chuva já caía com força...


até os locais foram apanhados sem guarda chuva...


na estação do Cruzeiro já chovia muito...


a paragem para almoço era na estação Vila Real...


perdi os óculos mesmo à chegada mas, apesar da chuva, o Jorge conseguiu encontrá-los...


o Nuno Aparício tinha vindo bem preparado para a chuva...


retemperavam-se forças, mas como a chuva não parava, decidimos que esta seria a última estação...


excepto para o Nuno Aparício e João Barroso que decidiram voltar de bike até à Régua...


a arrumar as bikes dos dois resistentes...


já no regresso...
decididamente temos azar com Trás os Montes... apanhamos sempre mau tempo!

2 comentários:

joaopedrofaria disse...

com 1 inverno assim (leia-se sem chuva) logo vos calhou os 2 únicos dias molhados desta estação....lol - neste verão vou tentar convencer o meu grupo d'aventuras a subir a linha do corgo até chaves, e descer a linha do sabor de miranda do douro (proximo) até pinhão, e depois vou tentar relatar-vos essa aventura.
cumps bttistas !!!!
joaopedrofaria

António Almeida disse...

pois é João, tivemos azar!
mas aproveitámos bem o fim de semana...